Candidatos à Freguesia de Montenegro

 

 

A Freguesia de Montenegro MERECE:

  • MAIS Dinamismo na gestão da freguesia
  • MAIS Segurança rodoviária
  • MELHOR Mobilidade
  • MAIOR Proximidade das pessoas às decisões da Junta de Freguesia
  • MAIOR Cuidado na Valorização do Património Natural

Filipe Luís
Candidato a Presidente da Junta de Freguesia do Montenegro
 

Filipe Luís Viegas Dias Alexandre, nascido a 13 de janeiro de 1964, em Faro. Tem o 12º ano de escolaridade. Vive no Montenegro desde 1990. Trabalhou desde 1989 na Mercedes-Benz, inicialmente como vendedor de automóveis e posteriormente como chefe de equipa de vendas de Faro e Portimão.

MONTENEGRO MERECE MAIS
por isso temos uma equipa de excelência para trabalhar consigo.

Linhas Programáticas

Definição de um modelo estratégico para o Montenegro
Elaboração, com a participação ativa da população, de um documento em que esteja definido o modelo de como se deve desenvolver o Montenegro num horizonte de 10 anos, no que se refere a acessibilidades, desporto, cultura, educação, comércio, serviços e urbanismo.

Identidade da freguesia
A freguesia é actualmente composta por pessoas de muitas origens diferentes, sendo que, a maioria, simplesmente “mora” na freguesia. Pretendemos criar as condições para que seja agradável viver, estar e desfrutar a freguesia, de modo a que os fregueses nela participem e a sintam como a sua casa.

Ligação com a Universidade
É um enorme privilégio termos a UALG instalada na nossa freguesia. Vamos estabelecer laços com a Universidade que possam permitir aos fregueses ter benefícios reais desse enorme potencial.

Comunicação com a Câmara Municipal
A Câmara Municipal desempenha um papel fundamental na concretização de projectos que possam beneficiar a freguesia. Iremos criar uma linha de comunicação fluida e eficiente com a CM de Faro para que possamos exigir e resolver de forma rápida os problemas que necessitem intervenção daquela e, simultaneamente, sejam implementados mais eficazmente os projectos de desenvolvimento da freguesia.

Mobilidade
Vamos intervir de forma ativa e determinante na solução do grave problema de estacionamento que hoje sentem os fregueses do Montenegro motivados pelos “Rent a car”.
Entendemos que se pode melhorar, em suficiência e adequação, o transporte escolar.
Também os mais idosos e as pessoas com capacidades reduzidas necessitam de apoio específico na mobilidade, pelo que estamos especialmente atentos na eliminação de barreiras físicas, e na implementação de medidas que os auxiliem nas suas necessidades de deslocação.

Educação
Estaremos presentes e ativos na resolução dos problemas atuais e futuros dos estabelecimentos de ensino onde estudam as crianças da nossa freguesia.
Relevamos a importância que tem a articulação entre os agentes educativos e a vida da freguesia, pelo que participaremos no desenvolvimento desta relação.
Achamos também que é possível facilitar o acesso das nossas crianças à cultura e ao saber na nossa freguesia.

Infraestruturas
Focaremos nossa atenção na:
– criação de espaços seguros de circulação pedestre (passeios, passagens aéreas, passadeiras e sinalização, entre outros), e no alargamento e pavimentação de caminhos da nossa freguesia
– reabilitação dos parques infantis existentes, assim como a manutenção dos espaços verdes e implementação de arranjos paisagísticos (com baixo consumo de água, com plantas adaptadas ao clima, combinadas com diferentes tipos materiais inertes esteticamente equilibrados) nas entradas da freguesia e locais de maior afluência
– criação de corredores Verdes nas artérias principais e vias de maior circulação rodoviária (com exemplares arbóreos resistentes à poluição e apropriados às condições edafoclimáticas)
E defenderemos:
– a construção da rotunda junto aos “comandos” para que possa aliviar a pressão que sofre actualmente a rotunda “aérea” no acesso à freguesia a alteração dos acessos à rotunda do aeroporto para eliminar os engarrafamentos naquele local

Solidariedade
No domínio da solidariedade actuaremos:
– dinamizando e apoiando soluções de apoio domiciliário
– atenuando carências ao nível das estruturas residenciais para idosos
– promovendo a solidariedade intergeracional que vise a recolha, valorização e partilha de artes, saberes e tradições

Natureza, Cultura, Desporto e Lazer
Neste campo, tão importante para a saúde e bem estar da população, pretendemos intervir na:
– recuperação e criação roteiros pedestres, devidamente sinalizados, com base nos caminhos tradicionais da freguesia
– aproximação do Parque Natural da Ria Formosa, enquanto espaço integrante da freguesia, para vivência e usufruto da população do concelho
– criação de uma ecovia e ciclovia unindo Faro-Montenegro-Praia de Faro
– atracção para a freguesia de eventos desportivos e culturais, apoiando e acompanhando as actividades das associações locais

Share This